terça-feira, 6 de abril de 2010

Indicações de leitura

Olá abaixo seguem indicações das leituras e encontros do grupo de estudo em Epistemologia e Educação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Os encontros serão presenciais e virtuais. para cada encontro um membro fará algum comentário ou post sobre o texto lido.
Abaixo segue indicação bibliográfica a ser estudada durante os encontros:

10\04 (virtual) - responsável Ludmila Rosana Duarte
DESCARTES, René (1596-1650). Prefácio, Introdução e Discurso do Método. In:Descartes. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo, Abril Cultural, 1983. (Coleção Pensadores)

17\04 (presencial) - responsável Reginaldo Leandro Placido
HUME, David (1711-1776). Investigação acerca do Entendimento Humano. (Vida e Obra; da Origem da Ideias). Trad. Anoar Aiex. São Paulo: Editora Nova Cultural LTDA. 2004, p. 05-15: 35-47 (Coleção Pensadores).
SALLES, Fernão da Oliveira. “David Hume: associação de idéias, ‘Cimento do universo’. In Mente Cérebro & Filosofia 2: E experiência contesta a razão. São Paulo: Duetto Editorial, p. 59-65.

24\04 (presencial) Ebenezer da Silva Melo Junior
KANT< Immanuel (1724 -1804). Crítica da Razão Pura. Vida e obra (p. VI- XIX) e Introdução (23-35). 2º. Ed. Trad. Valério Rohden e Udo Badur Moosburger. VOL. I. São Paulo: Abril cultural, 1983. (Coleção Pensadores)
KANT, Immanuel (1724-1804). Sobre a Pedagogia. Trad. De Francisco C. Fontanella. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1996;
KANT, I. “Resposta à pergunta: O que é Esclarecimento”. In Textos Seletos (edição bilíngüe). Petrópolis: Vozes, 1985.
KANT, I. Crítica da Razão Prática (introdução). Trd. De Artur Mourão. Lisboa: Edição 70, 1994.

01\05 (virtual) - Michelle Cristine de Oliveira
GOETHE, Johann Wolfgang (1749-1832). Fausto: Uma tragédia – 1º parte. Tad. De Jenny Klabim Segall. Apresentação e Comentário e notas de Marcus Vinicius Mazzari. 2º edição. São Paulo: Editora 34, 2006.

08\5 (presencial) - a definir
HEGEL, Georg Wilhelm Friederich (1770-1831). Fenomenologia do Espírito. (Dominação e escravidão). Trd. De PauloMeneses. Petropolis: Vozes, 1992. P. 126-134.
Texto complementar: VAZ, Henrique C. Lima. “Senhor e escravo: uma parábola da filosofia ocidental”. In Síntese Nova Fase (n.21). Belo horizonte, 1981.

15\05 (virtual) a definir
MARX, Karl (1770-1831). “Burgueses e Proletários” ( do Manifesto do Partido Comunista) e “Carta a Annenkoiv – Crítica a Proudhon”. In: MARX/ENGELS. Coleção História. Organizador e Tradutor: Florestan Fernandes. São Paulo, Àtica (p.365-375 e 431-440)

22\05 (presencial) a definir
COMTE, Auguste (1798-1857). Curso de Filosofia Positiva. 1º e 2º lições. Comte/Durkheim. Trad. José Arthur Gianotti. São Paulo, Abril Cultural, 1973. (Coleção Pensadores)
Leitura complementar: ARON, Raymond. As etapas do pensamento Sociológico. Trad. Sérgio Barth. 5º Ed. Martins Fontes, 1999. (Capitulo: Comte)
DURKHEIM, Emile (1858-1917). As regras do método sociológico. (Prefácios, introdução e capítulo I). In: Comte/Durkheim, Trad. José Arthur Gianotti. São pulo, Abril Cultural, 1973. (Coleção Pensadores).
Educação e Sociologia. Trad. Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
Leitura Complementar: ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. Trad. Sérgio Barth. 5º. ED. Martins Fontes, 1999 (Cap. Durkheim ).

29\05 (virtual) a definir
WEBER, Max (1864-1920). A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais. In MAX WEBER Org. Gabriel Cohn. 7º. Ed. Trad. Gabriel Conh e Amélia Conh. São Paulo, Àtica, 2003. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).
Leitura Complementar: COOLIOT- THÈLÈNE, Catherine. Max Weber e a História. Trad. Eduardo Biavati Pareira. São Paulo: Brasiliense, 1995, cap.I E IV.
WEBER, Max (1864-1920). A Ciência como vocação. In: Ciência e Política duas vocações. Trad. Leônidas Hegenberg e Octany Silveira da Mota. São Paulo: Ed. Cultrix, s/d.

05\06 (presencial) a definir
HUSSERL, Edmund (1859-1938), Heidegger, Martin (1889-1976) Merleau-Ponty, Maurice (1908- 1961) e a Fenomenologia. Merleau – Ponty, Maurice. Prefácio. Fenomenologia da percepçãp. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 01-20.

12\06 (virtual)
FREUD, Sigmund (1856-1939). Lembrança de infância de Leonardo da Vinci. (Obras Completas, vol. 7).
BOURDIEU. Razões Práticas: Sobre a Teoria da ação. 3º ED. Trad. Mariza Correa. Campinas: Papirus, 2001. Cap.3, apêndice 2: “A dupla ruptura”

19\06 (presencial)
ADORNO, Theodor. W. Dialéctica Negativa. Versión castellana de José Maria Ripada. Madrid: Taurus, 1975 (Extratos).

Nenhum comentário: